segunda-feira, 17 de maio de 2010

Temos nosso próprio tempo





SAUDADE..
Algumas vezes bate esse sentimento que acaba sendo consequente de muitas coisas, pessoas, lugares e brinquedos [..] que deixamos de lado. Nem sempre nos damos conta, mesmo porque isso acaba acontecendo em uma ordem natural, um processo de crescimento, mudanças geográficas, tecnológicas e "internas". Mas essas trocas, na maioria das vezes benéficas, antigo para o moderno, norte para o sul, vento para a calmaria, entre outras, acabam causando uma série de efeito e logo volto a mencionar aquela palavra tão presente : MUDANÇA!

Eu tava pensando esses dias , foi um reflexo do que antes eu já tinha escutado infinitas vezes e do que eu estava acabando de observar . Um questionamento que todos já fizeram , o que seria da gente (da juventude propriamente falando) sem o computador ? como as pessoas conseguiram sobreviver sem a internet ? e o ipod ? celular ?! Como as crianças faziam sem o sagrado playstation ??!Tudo isso visto de um angulo futuro faz com que o passado se torne tão sem encantos , impossível , imperfeito .Porque eu usava aquela roupa ? e esse cabelo ? Porque a minha mãe me vestia igual a minha irmã? que música era aquela ? eu dançava é o tchan e não via maldade como ?! Porque eu adorava dançar a macarena e a dança da cordinha ?

É nesse ritmo que hoje a minha tão viajante mente resolveu decolar , as idéias assim vão se formando, na melancolia nostálgica e na alegria de lembrar do passado, na origem de um movimento que hoje é finalizada uma coreografia mental de uma bela dança , que dança !
Se lembrar de relembrar e sentir o que foi vivido, QUE SAUDADE !
É nessa força que eu vou saudando quanta falta faz [..]
Ouvir o barulho da caneta rabiscando o papel ao invés de dedos estalando nas teclas , da minha coleção de papel de cartas, dos álbuns completos/incompletos que tanto me deixava curiosa a cada pacote de figurinha aberto .SAUDADE , dos recreios embalados pelos jogos de queimado, dos lanchinhos com mirabel , toddynho,caçulinha e os deliciosos biscoitos de ursinhos , do dia da natação no colégio, das olimpíadas , saudade da época que o pós jantar era palco de concursos dedesenhos com a minha tia e o instrumento eram aquelas pastas gigantes com cola , giz, canetinha . "Ahhh " e aquelas datas festivas de colégio, o mais engraçado era sefantasiar de coelhinho , índio , soldado , entre outros e chegar em casa e ser ovacionada pela família. Cara, não podia esquecer dos amigos invisíveis , power ranger ,sandy e júnior , chaves .. e quando eu contava as horas pra sair do colégio correndo e chegar em casa , assistir TV CRUJ e pronto o momento mais aguardado do dia todo : CHIQUITITAS ! (WOOOOOW) . Como poucas coisas me deixavam feliz , santo totó de todo recreio ,biscoitos caseiros que eu tanto me lambuzava em sua fabricação , tocar a campainha do condomínio todo e sair correndo , fazer casa na árvore e clubinhos .

Lembrar de tudo isso tem me tirado consideráveis gargalhadas emais lembranças , época boa , o gosto da pipoca que fazia festa na panela , das molas coloridas que sempre quebravam , relógios que na real pouco importava a hora e sim os chicletes de dentro , o DRAGÃO DO BARRASHOPPING ( "a sensação" ) , dos infinitos machucados conseguentes de tombos de patins e patinetes, futebol na rua e outras infinitas peripécias .Lampejos de momentos inesquecíveis me vem agora ,meu passeios emocionantes com os meus avós , do meu jardim e as tias ,brincadeiras na piscina e da época que eu tinha que esperar 1 hora depois do almoço pra voltar pra piscina (HAHAHA), das corridas de bicicleta pra pegar doce no dia de são Cosme e Damião, dos fins de semana na casa dos meu primos , das páscoas lotadas na casa do meu avô com todas as crianças procurando os ovos ,das paellas de todo santo domingo . Saudade de quando o ano novo era data pra viajar com a família, quando o carnaval era pra se fantasiar ,e sabe qual era o ápice da felicidade da criançada (?!), passar por um túnel , e aí pronto , tapem os ouvidos porque o festival de gritos começava ( pena que a minha avó sempre ganhava !), SAUDADE de uma época vivida e bem vivida.Olhando pra trás dá para entender tudo que sou hoje , etapa por etapa.

Eu agora parei pra pensar e percebi como as coisas MUDAM . Antes passava pela minha cabeça "Como alguém faz isso ??" ou então " Eu nunca vou fazer isso !".Mudam e como mudam , a hora do colégio era a alegria , depois dei graças a deus que acabou , afinal ,Pitágoras e força gravitacional não me deixava nada satisfeita.

Como eu ODIAVA dormir , a noite chegava e eu ficava triste e me perguntando " Porque eu tenho que dormir , eu quero é brincar , hoje , sempre que possível partindo para os braços de morfeu e ai de quem me tire . Lembra daquela história ?! "Só sai da mesa quando comer tudo !" , hoje , comemos tudo e mais um pouco que tem na mesa. Essa é inacreditável ,aquela antiga época que o gole da cerveja do vovô era amarga e horrível e vinha seguido de muitas caras feias , é ,como as coisas mudam , hoje em dia é só no estilo , tem cerveja então eu vou, se não tiver ME ESQUECE.
Nas brincadeiras , os meninos eram indesejados e terminantemente proibidos de participar, hoje ?! " Ah nem vou sair Maria !" , maria diz : " AMIGA , mas o joão vai ! ".. "SÉRIO ?! ENTÃO EU JÁ TÔ ME ARRUMANDO ! " .

Salve a época do pique bandeirinha , SALVE a lembrança da amiga/irmã PRI e o maroto elástico, salve as infinitas épocas, salve a saudade, salve saudar as idades .Eu quero olhar pro hoje e conseguir gargalhar, me orgulhar e saldar tudo ,na mesma intensidade ,com um olhar de valeu muito apena , assim como hoje eu lembro do passado e tudo isso magicamente refresca e brinda a minha memoria , passa rápido amigo astronauta , que viagem senhor tempo.

Se fosse pra aconselhar alguém hoje , eu sinceramente diria , volte a seu passado sempre que possível , lembre de quem tá hoje com você e de quem por algum motivo não está mais , dos seus animais , dos seus brinquedos , LEMBRE -SE DE VOCÊ e se no final de tudo você no mínimo estiver com aquele sorrisão no rosto ..já valeu a pena .. VIAJE NAS SUAS LEMBRANÇAS, VIAJE NO TEMPO OU SIMPLESMENTE VIAJE !

RACHEL LÓPEZ

0 comentários:

Postar um comentário